domingo, 17 de julho de 2011

Unidade escola e sociedade.

Resumo
FATEAMA
Disciplina: Estagio Escola e Sociedade
Discente: Aldemir Carneiro de Oliveira
Docente : Sueli Arza Gualasua

      Lendo e observando a relação entre educação e sociedade, Alberto Noé, doutor em                                                                                                                                                                                                sociologia da Universidade de Buenos Aires, o mesmo retrata a doutrina da Durkhein que defendia uma pedagogia na concepção do homem e sociedade que emergem da família, igreja, escola e comunidade para Durkhein, o objeto da sociologia é um fato social, e a educação é uma conciliadora também para o fato social, isto é, se impõem coercitivamente, possibilitando um meio de integração do individuo com o sistema social, observamos que a criança só pode conhecer o dever através de seus pais e mestres. Durkhein diz que a liberdade é filha da autoridade.
 
     Este processo se desenvolve de mediações primarias, os próprios pais através da internalização de normas, inicia o processo de socialização primaria.
     Este principio, rege tanto no sistema social como no subsistema , como podemos ver , consiste em correntes opostas a esta idéia pedagógica , Derkhein e Parsons teriam constituído a obra de Dewey e Manrhein, para Dewey achou impossível separar a educação do mundo , e da vida .
     A educação não é apenas conformidades, educação é vida, é viver e crescer – Dewey 19971.
     Dewey define a escola como uma micro comunidade demográfica.
   Para Maanhein a educação é uma técnica social com finalidade de controlar a natureza e a história do homem e a sociedade. Conforme se percebe esses autores privilegiavam a família como instituição produtora do sistema social, estes autores relatam a introdução do individuo no mundo da cultura e que as crianças são socializadas muito antes de irem à escola.
       Para Carlinda Leite não existe educação sem antes pensar na cultura e nas relações entre ambas, podemos observar que a educação produz a culturas das coisas, do conhecimento e do saber, Carlinda expressou que é mais fácil mudar as praticas dos professores do que a cultura da instituição escolar. Já para Banks ‘’ a educação multi cultural tornou-se o conceito mais preferido em muitas instituições educativas; pó sua vez Lynch (1988) ele associa a imaginação dos anos 60 ocorridos no Reino Unido mostrando a entrada do Inglês como a segunda língua falada no mundo, com isto as línguas, bem como o ensino multi cultural crescia em muitos países. Em relação a Portugal percebi que sua educação estava relacionada com o fato da cultura portuguesa ter alcançado vários países, costumes e línguas, religião e outras crenças, que aos poucos foram assimiladas aos últimos tempos.
As criticas e a explicação conservadora que defendia a educação mais radical de uma minoria, causava inúmeras invasões escolares. Diante dessa crise Moreira A F e Silva TT (1995) que o currículo escolar não é um elemento inocente de transmissão desinteressada do conhecimento social, e que não deve ser negligenciada do processo de educação.
 Zabauza (1987) caracteriza dois tipos de mentalidades educacionais:
 1ª tecnicista de educação restrita
 2ª mentalidade curricular
 Zabauza fala de uma escola para todas, em que todos são diferentes
      Perrenoud (1991) fala da necessidade dos professores fazerem uma serie de lutas, seu sucesso escolar os incomoda e se quiserem evoluir no sentido de uma definição pedagógica precisão estar unidos.              

 Observando os temais propostos das paginas 03 a 32  observei cinco tipo de relação no tema que li,educação,sociedade,educação multicultural ,família e escola.
Os temas tem por objetivo primeiro a educação como pilar,do ensino conhecimento e a integração intercultural,o objetivo proposto de nossos educadores que divergem nessa leitura,tem por objetivo um único sentido á “educação” que transforma a sociedade a família em uma cultura com diversos pensamentos.Podemos dizer que a sociedade e a família a escola forma base do conhecimento,onde todos aprendem aquilo que é proposto na sala de aula.Podemos ver que na escola o pensamento linguagem e opiniões são diversificadas ,mais educação sempre vai prevalecer,mesmo com novas técnicas implantadas no contexto atual pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário