segunda-feira, 18 de julho de 2011

PLANO DE AULA DO GRUPO 2

Guajará-Mirim,___ de Julho de 2011
E.M.E.F. José Carlos Neri
Profº (as):  Balkis, Marcilene, Mª Lúcia, Wanderléia e Zélia.

SÉRIE: 3º ANO
ATIVIDADES:
 Língua Portuguesa, Geografia, Ciência, Arte, Matemática, Jogos e Recreações.

CONTEÚDOS:
Interdisciplinar com Inclusão Social.
(ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL)
·         Entrevistas aluno/Aluno;
·         Produção de texto;
·         Pesquisa (Regiões brasileiras);
·        Visita à feira (História em quadrinhos);
·         Confecção do mural/exposição;
·         Mimica, colagem, pintura, abraço das frutas.
·         Receitas (Operações Matemática)


OBJETIVOS:
·                    Entrevistar colegas de sala para compreender que é preciso comer alimentos saudáveis para               ter uma boa saúde em qualquer fase da vida;
·                    Elaborar um texto, através dos dados coletados na entrevista, contando sobre a alimentação               e    os hábitos alimentares dos colegas;
·                    Produzir uma história em quadrinhos após a visita a feira, sobre os relatos dos feirantes;
·                    Estimular a criatividade dos alunos através de pintura, colagem, desenhos, rasgadura;
·                    Reforçar atitudes de respeito, tolerância e amizade sociabilidade;
·                    Estimular a coordenação motora;
·                    Desenvolver os músculos;
·                    Visitar à feira ou mercado;
·                    Preparar receitas saudáveis.


METODOLOGIA:
Música: Comer, comer, para poder crescer.
1º Momento:
 Apresentaremos uma musiquinha chamada salada de fruta. Em seguida realizaremos uma conversa informal abordando o conteúdo a ser trabalhado no dia, ou semana. Após toda exploração, repassaremos aos alunos fichas com perguntas que eles farão a outros colegas (entrevista) sobre que tipos de alimentos eles consomem ou comem em suas refeições  diária. Terminada as entrevistas, com o material coletado os alunos irão elaborar um texto sobre alimentação saudável ou não saudável.

2º Momento:
Com o texto elaborado os alunos neste momento farão uma pesquisa na biblioteca na escola, de quais regiões vem os alimentos ou frutas que compramos, após o termino da pesquisa faremos uma visita à feira ou mercado para conhecer e conversar com feirantes, de como os alimentos são produzidos, e na volta para à escola eles devem juntar-se formando grupos e produzirem uma pequena história em quadrinhos, sendo feita uma exposição na escola para os demais.
3º Momento:
Para finalizar nosso conteúdo trabalharemos jogos e recreações através de mimicas, sobre os bons hábitos alimentares tais como, prender os cabelos com touca quando for ajudar na cozinha, lavar os alimentos, mastigar bens os alimentos etc. Também os alunos irão até a cozinha preparar uma receita saudável, utilizando as operações matemática sobre os ingredientes da receita.

AVALIAÇÃO:
·         Observação;
·         Participação;
·         Apresentação das mimicas;
·         Exposição da história no mural da escola;
·         Preparação de degustação da receita salada de fruta ou outros;
·         Relatos orais sobre o conteúdo trabalhado.


BIBLIOGRAFIA
YOGI, Chizuko – Aprendendo e brincando com a música e com jogos/ Chizuko Yogi, Belo Horizonte. Editora sabi, 2003.

BRUNIGN, Jayme – A saúde brota da natureza, Curitiba Espoente, 2000

BOM TEMPO, Marcio – Alimentação para um novo mundo. Rio de Janeiro, Record 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário