segunda-feira, 18 de julho de 2011

SÍNTESE


Disciplina: ESTÁGIO: ESCOLA E SOCIEDADE

Discente: Balkis P. Ribera Ereira
Docente : Suely Arza Gualazua

A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Vemos que o ser humano sem a educação não é nada. A educação é a base do conhecimento para que o homem se desenvolva  para uma vida na sociedade, e essa educação tem que partir primeiramente da família.
Pais instruindo o filho  para a vida, e a escola dando suporte para  que esse aluno adquira conhecimento,  já que encontrará obstáculos na sociedade. Assim a criança conseguirá ser bom filho afetivo na família  e na escola bom reprodutor de conhecimentos.
A educação faz parte do nosso convívio e é impossível separa-la de nossa vida, “A educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer” (DEWEY. 1971:29). Assim  a sociedade se divide em grupos de classe sociais como ser: a família, escola, clubes e sindicatos etc. e esses grupos trabalham para  ter uma educação mais justa e prioritária para todos.
Para Mannheim, a socialização entre a escola e sociedade é manter o individuo sempre em contato com sua própria historia.
AS FUNÇÕES DO PROCESSO EDUCACIONAL
Já o processo do ser humano na sociedade tem evoluído muito tanto na educação como nos direitos na sociedade. Mas ainda existe uma diferença entre cor e raça. Nós enganamos quando falamos que temos direitos iguais, sim direitos iguais de que forma? Na educação? na sociedade?, isso é uma ideologia que criamos na nossas cabeças, na realidade  o que a sociedade  “elite” tem feito para mudar na educação? para que possamos ter uma educação de qualidade é preciso que seja implantada um projeto para que nossas escolas sejam mais acolhedoras para nossos alunos, porque parte do tempo essas crianças passam estudando.  cabe a nossos políticos se conscientizarem que foram eleitos por nós para trabalhar e poder  mudar esse brasil tão sofrido.
A ESCOLA E A REPRODUÇÃO SOCIAL
Dentro de nossas escolas encontramos varias classes sociais, a escola é um ambiente social onde os alunos se socializam interagindo umas com as outras. É um núcleo onde o ser aprende a se socializar e a interagir transmitindo os valores que adquire da sua família.
A criança passa por sua vez a reproduzir conhecimentos de outra cultura e a se familiarizar com outros grupos sociais adquirindo por meio da escola a cultura e a língua escolar. E o principal reprodutor que auxilia a família é o professor passando para o aluno a qualidade de experiência que leva para a sala de aula, transmitindo conhecimento do que aprendeu com o decorrer dos anos.
Encontramos em nosso meio social duas esferas essenciais : a sociedade politica e a sociedade civil.
A sociedade politica tem como função de administrar e organizar a estrutura de um estado ou nação. Já a sociedade civil é formada por organizações como instituições de caridade, organizações não-governamentais de desenvolvimento, grupos comunitários, organizações femininas, organizações religiosas, associações profissionais, sindicatos, grupos de auto-ajuda, movimentos sociais, associações comerciais, coalizões e grupos activistas. São elas que exercem sobre a sociedade mundial.
A sociedade civil por sua vez abrange três aspectos diferentes como ser um conjunto de ideias: crença, tradições, princípios e mitos sustentado por um individuo ou grupo social.
A educação social para compreender adequadamente entre a sociedade se organiza não a partir apenas de bens econômicos, mas a partir de bens simbólicos. A educação no decorrer da história foi sempre planejada para proteger e manter os privilégios da classe social dominante, que sempre recebeu uma escolarização de qualidade com os conhecimentos necessários para manter-se na direção da sociedade, enquanto os menos favorecidos recebem uma educação de massa, com caráter disciplinador para mantê-los submissos à classe dirigente.
A escola em sua constituição geral se apresenta fora do contexto social real dos alunos menos favorecidos, e reproduz assim, valores, ideias, ideais e cultura da classe privilegiada como sendo verdadeiros, únicos, corretos e aceitáveis.
Vivemos em uma sociedade em constante transformação política e econômica, sendo necessário também, que a escola sofra as devidas mudanças em sua estrutura ideológica e pedagógica para desenvolver um processo educativo que possa proporcionar ao aluno um espaço social cada vez mais justo, baseando-se para isso, em uma pedagogia voltada para o desenvolvimento humano.
LUGAR DA ESCOLA E DO CURRÍCULO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
Tem se analisado na educação o conhecimento dos saber da cultura que a escola transmite para os alunos, valores que enriquecem a cultura de cada povo. Professores capacitados em transmitir e desempenhar o seu papel na sociedade, fazendo com amor aquilo que sabem de mais precioso que é o conhecimento do saber. 
Cultura e cultura escolar
A cultura e a cultura escolar caminham juntas, ambas dão suporte para a educação. Assim a educação se torna mais abrangente para as diferentes culturas que temos em nossa cultura global. E é nesse meio que encontramos o papel mais reprodutivo e produtivo para debater o conteúdo cultural escolar.
Os sistemas educativos acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir. É neste sentido que se pode falar, globalmente, de uma cultura, que se cria e preserva através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade e, especificamente, numa cultura escolar, isto é, num conjunto de aspectos, transversais, que caracterizam a escola como instituição.
A educação tem como finalidade promover mudanças desejáveis e estáveis nos indivíduos; mudanças que favoreçam o desenvolvimento integral do Homem e da sociedade. Ora, não havendo educação que não esteja imersa na cultura e, particularmente, no momento histórico em que se situa, não se podem conceber experiências pedagógicas e metodologias organizativas, promotoras dessas modificações, de modo “desculturalizado”. A escola é, sem dúvida, uma instituição cultural e são as próprias reformas educativas que refletem as ideologias impressas no contexto social e político macro. Está-se, portanto, a falar de uma dimensão cultural e ideológica da educação enquanto base e transmissor estrutural da reprodução social.
Respostas da escola face às culturas diversas
Pode-se falar, assim, na existência de uma cultura própria, no âmbito da Escola e do Sistema Educativo, que reflete todo um conjunto de práticas, valores e crenças, partilhados por todos aqueles que interagem no seu âmbito. Trata-se, porém, de uma cultura que pode não ser assumida por todos, já que tende a uma homogeneização, contemplando e referindo-se ao todo e não às realidades locais específicas.
Banks considera que em outros países como nos Estados Unidos tem evoluído conforme a educação multicultural fazendo com que a cultura de outro país seja reconhecida e apreciada gerando interesse em realização de cursos específicos sobre aspectos dessas culturas. São exemplos destes cursos monoétnicos a histórias dos negros, a Literatura Mexicana, entre outras.
A educação é influenciada cada vez mais por factores socioeconómicos e políticos, e é nesta conjuntura participativa que cresce o seu papel em relação ao desenvolvimento como compromisso social. as reformas educacionais são referentes para analisar os projetos políticos, económicos, sociais e culturais daqueles que as propõem e do momento histórico em que surgem.
Do contacto de culturas à interacção cultural
S. May (1994: 38), o multiculturalismo é importante para que a identidade da cultura e étnica seja conhecida não só pelo sucesso das musicas, danças, a cozinha e hábitos sociais, mais, também que sejam reconhecido  com  pessoa que luta pela igualdade de expressão, de socialização entre a sociedade.
 Husén (1988) designa que a cultura tem que ter um currículo de turista para que a cultura seja colocada em pratica. A cultura é diversificada nós relacionamos dia-a-dia com diferentes tipo de culturas.
A cultura é fundamental na criação de uma linguagem e ao ponto de vista que permitam aos membros comunicar-se eficazmente.
Apesar do que foi vivido na Alemanha Nazi onde existia Judeus, Polacos, Sérvios e trabalhadores estrangeiros, não fez dela uma verdadeira sociedade multicultural.
A conferência internacional da educação realizada em Genève em setembro de 1992 onde os ministros da educação aceitaram como definição da interculturalidade “O conhecimento e a apreciação de diferentes culturas e o estabelecimento de relações de trocas positivas e de enriquecimento mútuo entre os elementos das diversas culturas, tanto no interior de um país como no mundo” (Concelho da Europa, 1994: 8).
Todas as culturas se transformam e se influenciam permanentemente num processo que chamamos de interculturalidade. O problema é que a interculturalidade não é neutra. Há culturas que são dominadoras e que tendem a abafar e destruir as culturas minoritárias.
Dessa forma os professores trabalharam na aprendizagem para que os  alunos saibam que  a cultura de cada país é rica em cultura, e que nenhuma outra é mais superior que a outra em seus valores tanto social como cultural.
A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 
Escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Enfatizando o envolvimento nos processos evolutivos. Questões sobre configurações, vínculos familiares, e a importância da rede social de apoio para o desenvolvimento da família são discutidas. Apontam-se algumas considerações sobre a necessidade de compreender a inter-relações entre escola e família, visando facilitar a aprendizagem e desenvolvimento humano.
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O envolvimento da docência entre a família, tem sido fundamental para apontar a ausência de interação entre o vinculo familiar. Assim com essa parceria escola e família puderam observar onde esta o fracasso do desempenho dos alunos. Família e escola são pontos de apoio de sustentação ao ser humano, a participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares.
Muitas famílias não tentam se socializar com a escola para saber como seu filho esta indo nos estudos, deixam a escola solucionar os problemas que seu filho tem na aprendizagem.
Um projeto foi implantado mediante a coordenadoria Regional de Educação (CRE)  em diferentes escolas, para que as mães fizessem um trabalho voluntário a fim de que  a família estivesse próximo da escola.
Refletindo sobre a relação família-escola
A escola é uma instituição que juntamente com a família encontram meio para instruir o aluno para a sociedade. por isso a família tem que se conscientizar que a escola da suporte para que o aluno adquira conhecimento do meio onde ele vive.
Para Tiba (1996), a família está em primeiro lugar na vida da criança, por outro lado  se a família critica a escola como é que esse aluno respeitará a docência? Os pais tem que rever a sua educação mediante os filhos, e na escola a família ser mais parceira e participativa da aprendizagem do seu filho. 
A felicidade está nas coisas que cada um faz com amor dando o melhor de si, assim o homem se torna mais humano. Tiba (2002, p. 123).
Apesar do desafio que a escola enfrenta, não se pode deixar de reconhecer que os seus recursos são indispensáveis para a formação global do indivíduo. Mas ela vem passando por crises vinda do cotidiano, que geram conflitos e descontinuidades como a violência, o insucesso escolar, a exclusão, a evasão e a falta de apoio da comunidade e da família, entre outros. Para superar os desafios que enfrentam , hoje, uma das alternativas é promover a colaboração entre escola e família. Assim cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.
PRÁTICA PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO
A prática Pedagógica da Educação Atual
A sociedade tem enfrentado muitas modificações tanto no desenvolvimento  tecnológico como aprimoramento no processo ensino-aprendizagem, e essa preocupação e insegurança bem dos professores, assim os detentores do saber  buscam refletir para  colocar em prática  o que sabem de mais valioso, o saber ensinar e transmitindo as modificações que a sociedade tem tido nestes últimos tempos.
Assim os docentes tem que estar sempre em constante evolução se aprimorando com sua prática educativa. Dessa forma o professor estará contribuindo para a transformação idealizadora do conhecimento do saber, das ações na sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIAGRÁFICAS
HÚSEN, T. (1988). Nuévo análisis de la sociedade del aprendizage, Barcelona: Ed. Paidós, MEC.
MAY, Stephen (1994). Making multicultural education work, Toronto, Ontário: Institute for Studes in Education.
BANKS, J (1991).”La educación multicultural”, in HÙSEN & al. Ensiclopedia internacional de la educación (vol. 7), Barcelona: Vivens-Vives-Mec.
BERNSTEIN, B> (1993). La estrutura del discurso pedagógico, Madrid: Ed. Morata.
CONSELHO DA EUROPA (1994). “La dimension interculturalle. Facteur essentiel de la reforme de L’enseignement secordaire. Rapport dy sympsiun”, Strasbourg: Conselho de Cooperação Cultural.
ZABALZA Miguel A. (1987). Diseño y desarrollo curricular, Madrid: Narcea, S, A. Ediciones.
ZEICHNER, Kenneth (1993). A formação reflexiva de professores: Ideias e práticas, Lisboa: Educa.


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