quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Relatorio fional de Estágio supervisionado.docente Aldemir C de Oliveira

Relatório Referente
ao Estágio de Observação





 Escola Municipal de Ensino e Educação Infantil e  Fundamental. Maria Liberty de Freitas. Situada na               Avenida 41, bairro Jardim das Esmeraldas, na área urbana da cidade de Guajará-Mirim. 
    A escola oferece ensino de Educação Infantil ao 5º ano de Ensino Fundamental, sendo através de series completas.
    O numero total de alunos da escola é 358. No 1º e 2º ano as turmas são formadas com 25 alunos por sala, no 4º e 5º ano cada sala tem em média 30 alunos.
    O corpo docente da escola é composto de 12  professores. A equipe administrativa é constituída por quatro servidores, sendo uma diretora, uma supervisora, uma secretaria e 1auxiliar de secretaria. A escola ainda tem em seu quadro dois orientadores, um para cada turno. A equipe pedagógica tem doze componentes.
     A escola é mantida pelo FUNDEB e recursos do município.
     A escola oferece a comunidade apenas o Ensino de Educação Infantil e as séries iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Do 6º ao 9º ano os alunos estudam em escolas da rede Estadual.
     Os alunos da unidade observada provem do bairro onde a mesma está localizada
, e de bairros próximos como: Próspero, Planalto e Comara.
      A unidade orienta os pais e os responsáveis que a escola não tem como oferecer a continuidade do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, que agora cada pai ou responsável irá buscar vaga em uma escola de esfera Estadual, sendo assim a escola dá a transferência do discente para que ele busque outra unidade escolar para continuar seus estudos.

Assistência Alimentar
         
       A merenda escolar ocorre em dois momentos das 9:00 as 9:30 , merendam os alunos da Educação Infantil e os alunos do 1º ao 2º ano ; das 9:30 as 9:45 merendam os alunos do 3º ao 5º ano . Não participei da merenda, mas observei e verifiquei que todos os alunos merendam a merenda que é oferecida pela escola; sim a merenda é a mesma nos dois turnos; no turno da manhã há um maior numero de alunos merendando. O cardápio  é o seguinte:
segunda-feira - mingau
terça-feira - risoto
quarta-feira – chocolate com biscoito
quinta feira – sopa ou macarronada
sexta-feira- suco com bolacha ou pão com carne

        A distribuição da merenda é realizada no refeitório. A escola compra todos os materiais da merenda através da associação de pais e professores (APP).
O controle de assistência alimentar é feito pela direção da escola e pais de alunos. Durante a semana que observei vi a merendeira servir mingau, risoto e sopa; a merenda mais apreciada pelas crianças é sopa e vatapá. Pelo que observei a merenda é de boa qualidade.
        A merenda escolar precisa ser rica em substâncias como proteínas, carboidratos, gorduras, vitamina e sais minerais contidos nos alimentos. Quando o consumo destes nutrientes é adequado, as crianças terão um melhor desempenho na escola e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto o entendimento e o aprendizado se dão de uma forma bem natural.

                                                      
Biblioteca  Escolar

          Diante do que observei a biblioteca oferece acomodação suficiente para os usuários (alunos) da mesma. O controle dos livros é feito pelo professor de sala de aula. Não há horário fixo para o uso da biblioteca, o horário depende da necessidade do aluno. Seu horário de funcionamento é o mesmo horário de funcionamento do estabelecimento escolar das 07h30min às 11h45min e das13: 30 às 17h45min. A funcionária que atende na biblioteca é uma funcionária administrativa.
          Os empréstimos são realizados de acordo com a necessidade do aluno, o aluno leva o livro e devolve dentro de um prazo marcado pela bibliotecária, se não conseguir fazer o trabalho, a leitura ele vai à biblioteca e renova o empréstimo. Não existem outras atividades programadas pela biblioteca. Segunda a bibliotecária o acervo existente na biblioteca é suficiente para atender a necessidade da escola. Na sala de aula não existe  a biblioteca de classe. O acervo da biblioteca é usado para realizar pesquisas, e atividades de classe. Não vi alunos usando livros da biblioteca, apenas livros didáticos. Muitos alunos demonstram interesses pelos livros, eles ficaram tão eufóricos com a minha presença que queriam que eu ficasse lendo história para eles. Os alunos não fazem apreciação dos livros por escrito, à professora fez oralmente. Para despertar o gosto pela leitura sugeri que a professora:
  • ler história diariamente para os alunos,
  • deixar os alunos manusear variedades de livros,
  • realizar olimpíadas de leitura .
Observei que o acervo da biblioteca atende a necessidade dos alunos e dos professores.

A   Sala de Aula

A entrada e saída dos alunos acontecem em fila. A sala de aula tem uma boa iluminação, são climatizadas, limpas e bem conservadas. As carteiras são de boa qualidade, são organizados em fileiras, e bem conservados, os alunos procuram cuidar muito bem; ao sair da sala no final da aula os alunos colocam as cadeiras em cima  das mesas.
          A merenda escolar é servida no refeitório, em horário já mencionado anteriormente, quanto ao atendimento é realizado por uma servidora da cozinha.
          Todos os alunos usam o uniforme da escola. Quanto à recreação a mesma tem duração de 15 minutos no pátio da escola sobre a orientação dos professores.
            Os alunos são orientados pela equipe gestora e pelos professores quanto ao uso do banheiro e na formação de bons hábitos de higiene.
             Sugeri que a professora trabalhe com atividades lúdicas, a fim de melhorar o conhecimento das crianças.

O início da aula
          
           No período da manhã a aula inicia as 07h30min com término as 11h45min, e no turno da tarde a aula inicia as 13h30min e tem seu término as 17:45. O acesso dos alunos à sala de aula se dá em fila. O relacionamento professor e aluno e dos alunos entre si é bom (harmonioso) aparentemente muito bom.
           Falando da organização do material escolar; os alunos estavam com seus materiais bem organizados, a maioria tem seu material, os alunos que não tem material escolar, a escola providencia, na sala onde eu estava estagiando todos os alunos estavam uniformizados. Os mesmos procuram chegar no horário certo, mas como sempre, tem sempre aqueles que chegam atrasados. A professora faz a chamada algum tempo antes do recreio. Após a explicação do conteúdo, a professora dá um bom tempo para que os alunos façam as atividades propostas por ela.

O Cotidiano da Sala de Aula
          
          Ao  entrar em sala, a professora cumprimenta os alunos, em seguida passa uma atividade na apostila de Língua Portuguesa, deu um tempo  de 30 minutos  para que as crianças fizessem a atividade (construção de frases), quando todos haviam terminados a professora começou a corrigir individualmente, tirando as dúvidas e ensinando aqueles que não conseguiram fazer a atividade proposta.Depois de concluir a correção da atividade de Língua Portuguesa,a professora passou uma atividade de Matemática no quadro de giz sobre adição e subtração o procedimento foi o mesmo , deu 30 minutos  para que os alunos realizassem as atividades , e logo após os 30 minutos  a professora começa a correção das atividades individualmente e se um aluno não consegue fazer corretamente  ela o orienta  novamente.Os recursos utilizados foram o quadro de giz , giz e apostila.Como na sala de aula tem um aluno especial, a professora usava material lúdico para ensinar o mesmo.
            Em relação ao aprendizado dos alunos foram ótimos, 90% dos alunos sabem ler e escrever, os conteúdos variam de acordo com as disciplinas, o tempo utilizado para cada conteúdo depende do assunto em questão, e do desenvolvimento dos alunos.
            A disciplina em sala de aula é ótima, os alunos participam interagindo com a professora e fazendo as atividades.
            Os hábitos de ordens de higiene são bons, os alunos estavam limpos, penteados e cheirosos.
             A professora trata os alunos com respeito, carinho e firmeza.
              As atividades ocorreram no método tradicional, professora explicou no quadro de giz e depois passou as atividades.
              A metodologia utilizada é aula expositiva e explicação individual.
              Os principais recursos utilizados pela professora durante minhas observações foram lousa, giz, cadernos e apostilas.
              As avaliações são feitas através da participação dos alunos e da realização das atividades propostas e do desempenho do aluno, quanto a aluno especial tem apenas um e a professora trabalha com jogos e brinquedos pedagógicos, o mesmo tem Síndrome de Daws.
              A professora faz seu planejamento e faz uso do mesmo para ministrar suas aulas. O clima na sala de aula é agradável. A professora prepara suas aulas de acordo com a necessidade dos alunos, quanto ao aluno especial à professora trabalha individualmente através de jogos, brinquedos e atividades lúdicas. Na turma que observei apenas o aluno que tem Síndrome de Daws recebe atendimento psicológico.

A Professora

               As principais características da professora observada são tranqüilidade, amorosa, interessada na aprendizagem dos alunos, amiga, compromissada com sua profissão. Em diálogo com os alunos eles disseram que gostam da professora, que ela é boa e carinhosa.
               Um dos aspectos que me chamou atenção foi que as crianças estavam sempre perto da professora e conversando com ela.
               Um bom professor precisa ser atencioso, carinhoso, saber respeitar os alunos e ser compromissado com sua profissão.

Os estudantes

                 Coleta de dados sobre a classe observada:
                       números de alunos na classe: 27
                       números de alunos especiais:01
                       Ano:2º
                       idade dos alunos:08 anos
                       Sexo: masculino e feminino
                       O que fazem fora da escola: ficam em casa e brincam.
                       Principais interesses dos alunos: brincar.
                       Por que estão na escola: para estudar e fazer amigos.
                       Ao entrevistar a professora ela disse que gosta da turma, são meninos tímidos, bons e carentes.
                                                                                                                                                
Laboratório de  Informática

                       
                        O Laboratório de Informática funciona para pesquisa e para atividades planejadas pelos professores e com horário definido.
                         A escola informou que tem auxílio de uma professora do CREAS que ministra aulas de reforço
                          Os alunos são encaminhados a sala multifuncional quando apresentam problemas na aprendizagem ou quando são alunos especiais. Os especialistas que atendem nas salas multifuncionais são Psicopedagogos e Psicólogos.
                         


      


Professora..........................................................

Diretora.............................................................

Discente............................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário