domingo, 7 de agosto de 2011

Qualidade profissional voltado para Inclusão de alunos com deficiência intelectual

Plano de Aula
Discentes: Gecir, Menas, Roseane,Soraia, Wanderly
Tema: Oficinas pedagógicas

JUSTIFICATIVA
A educação especial é um recurso especializado para educar e socializar todas as pessoas portadoras de necessidades especiais, tendo em vista as suas dificuldades individuais, assim desenvolver trabalhos para que haja uma aprendizagem satisfatória, participação ativa e atividades envolventes e interessantes a todos. A sociedade também precisa ser esclarecida sobre a inclusão, e saber a verdadeira importância para a formação de seus filhos, integração e inclusão fazem hoje em dia parte do cotidiano de muitas famílias, as crianças precisam ter o direito e entender que são normais dentro dos seus próprios limites, que quando essas crianças chegarem a faze adulta se incluam e se adaptem a comunidade a que pertencem para trabalhar e usufruir do que tem no nosso meio.
Deste modo, propõe-se como objeto de estudo do presente Projeto a instituição especializada na relação com as condições de vida e cidadania de alunos com deficiência intelectual significativa inserido nas Oficinas Pedagógicas.
PROBLEMATIZAÇÃO
O grande desafio é criar mecanismos de adaptação para o aluno especial de 14 anos, cursa o 4º ano, que apresenta um desvio mental leve, e se apresenta passivo demais, não faz as atividades propostas pelo professor, não fala só observa, fica isolado e é repetente há dois anos, através dessas atitudes observadas o professor juntamente com a escola deve proporcionar condições que favorecem o desenvolvimento e a integração pessoal,social, profissional e ocupacional das pessoas com deficiência intelectual.
Assim, tais programas deverão promover ações que objetivem contribuir no desenvolvimento das capacidades da pessoa com deficiência intelectual significativa, estabelecer alguns limites em relação ao comportamento e estimulá-las a assumirem algumas responsabilidades.
A escola deverá propiciar situações para que o educando com deficiência intelectual possa realizar, de forma autônoma, atividades da  vida diária e de vida prática,para tal, poderá desenvolver ações em conjunto com a família e com a comunidade. Destaca-seque, num primeiro momento é possível queos alunos não consigam realizar essas atividades de forma independente, maso educador deverá estimulá-los à participação, de maneira progressiva, solicitando a sua participação em etapas anteriormente não experimentadas.
A educação somente poderá ser eficaz, caso ela responda às características peculiares de aprendizagem de cada aluno.
Além disso, para alcançar êxito, o professor necessita apropriar sua intervenção à maneira peculiar de aprender de cada um de seus alunos, em respeito às diferenças particulares.
Demonstra também que o desenvolvimento do aluno, de forma completa, tem forte relação com os conhecimentos teóricos, sendo, portanto, mais do que um discurso. A relação teoria/prática se torna uma necessidade nos processos de formação da educação básica onde o objetivo é a construção da autonomia do aluno.
OBJETIVO GERAL
Atender portadores de Necessidades Educativas Especiais, onde a série proposta é o 4º ano, no qual o aluno é (especial intelectual leve passivo demais, não faz as atividades proposta pelo professor, não fala, só observa, fica isolado e é repetente há dois anos e tem 14 anos). Ampliar o acesso desses alunos nas classes comuns, fornecer capacitação aos professores propiciando um atendimento de qualidade, favorecendo uma aprendizagem na qual as crianças possam adquirir conhecimentos juntas, desenvolver no professor a capacidade de usar formas criativas com alunos portadores Necessidades Educativas Especiais a fim de que a aprendizagem e a inclusão se concretizem.
OBJETIVO ESPECÍFICO
a)      Analisar o processo da inclusão dentro da escola;
b)      Verificar a situação real vivida pelos professores e alunos dentro da escola; conhecer a realidade de cada aluno através da participação da família, obtendo assim escola- aluno-família.
c) Desvelar os problemas enfrentados pelos professores dentro da escola e junto aos órgãos competentes e responsáveis diretos;
SUGESTÕES DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO

1ª OFICINA: RELÓGIO
Será confeccionado um relógio, onde a professora montará juntamente com os alunos com papel reciclado no qual o mesmo será colorido.
Após a confecção do relógio, o educador chamará o maior aluno da sala para segurar o relógio e com isso incentivar os alunos a aprender as horas, as cores, a importância da reciclagem, etc. Depois da pergunta do maior aluno, Douglas que era o maior veio a frente, com isso o educador pergunta a hora, as cores e os alunos respondem e junto Douglas vai apontando as cores e numeração. Isso despertará a atenção e o interesse em aprender vários temas de forma divertida.

 
2ª OFICINA: JOGAR FUTEBOL
O educador pergunta na sala de aula, quem gosta de jogar futebol, por tanto Douglas foi o primeiro aluno a e manifestar, então a professor levou todos os alunos para o pátio. E Douglas por espontânea vontade falou que gostaria de ser o goleiro, isso despertou uma felicidade imensa nele, pois nunca haviam lhe dado uma oportunidade assim, com isso ele agradeceu o professor e disse nós vamos jogar futebol todos os dias e a professora lhe disse que para isso e necessário o desempenho em todas as atividades. Como evolução Douglas se mostrou interessado, melhorou suas notas, não reprovou mais de ano, interagiu com seus colegas de classe, mostrou-se mais seguro e feliz com a socialização.

3ª OFICINA: OBJETO DE ESTIMAÇÃO – VIOLÃO
O educador pede que cada aluno trouxesse de sua casa um objeto que mais gosta, e com os objetos em mãos o professor pergunta quem quer falar primeiro do seu objeto e Douglas manifestou-se relatando: este violão ganhei de meu pai, todos os dias olho para ele, pois não tenho coragem de pegá-lo para tocar, porque tocava junto com meu pai e ele faleceu a dois anos, por isso não me sinto feliz tocando sozinho pois ele era o meu parceiro e amigo. Não diga isso somos todos seus amigos não é coleguinhas e eles responderam: sim.
O que o professor usou como estratégia:
·         Começou a trazer para a sala de aula esses objetos, fazendo com que desperte neles a importância do objeto para sua vida;
·         Despertou o falar em cada um fazendo com que eles contassem como era a relação.

HORTA
O educador vai começar a aula com uma proposta diferente, propondo aos alunos a construção de uma horta. Em sua proposta o educador pergunta quais se oferecerão como voluntários, e para a surpresa do professor e dos colegas de classe Douglas se disponibiliza com o plantio, pois ele diz que sabe plantar muito bem. O professor então diz a Douglas,para iniciar o plantio pegue um pouco de terra preta para ser misturada com estrumo e assim plantaremos variedades de hortaliças, os restantes dos coleguinhas ficarão responsáveis para regá-las. A partir desse processo de acompanhamento no crescimento das hortaliças Douglas mostrou-se empenhado, socializou-se com a turma, foi percebido desempenho nas outras disciplinas, sua autoestima tornou-lhe um adolescente aceitável para todos. Esse trabalho trouxe-lhes a importância de preservar o meio ambiente, a ter uma alimentação saudável, também colaborou no aprendizado e no conhecimento de questões do dia-a-dia.
JOGOS DE NÚMEROS
O educador vai dividir a turma em dois grupos, onde ele vai estipular um único valor para os dois grupos, mas para isso cada aluno terá em mãos uma placa com uma numeração. Nessa proposta vão ser trabalhadas as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. O educador começa dando o valor a ser achado, derrepente Douglas levanta a placa chamando a atenção de todos, pois ele é passivo, não fala, é deficiente mental leve e já reprovou dois anos seguidos. Mas para a surpresa de todos Douglas tem o raciocínio lógico rápido, formando junto com seus colegas o resultado pedido, no final de todo o jogo o grupo de Douglas foi o vencedor. Isso trouxe para Douglas a valorização por seus colegas, passou a socializar-se de forma aberta, despertou nele o estímulo, colaborou para que fosse percebido por outros professores o seu desempenho intelectual.
RECICLAGEM: VALORIZAÇÃO DO MATERIAL DESPERDIÇADO
Objetivos:
·         Observar que o material utilizado apesar de ter passado pelo processo de industrialização, passou por várias etapas até a construção do objeto;
·         Identificar quais os materiais extraídos da natureza serviram para a construção dos objetos;
·         Perceber a importância de preservar, de economizar para que não haja tantos desperdícios, esgotamento de material extraído da natureza.
Desenvolvimento:
·         Trabalhar a valorização do material escolar em sala para que não haja desperdício, procurando despertar no aluno a compreensão de mundo;
·         Trazer para sala de aula todo material reciclado para que seja trabalhado na forma de objetos de utilidade;
·         Montar uma exposição dos objetos de reciclagem feitos pelos alunos, buscando assim valorizar o desempenho de cada aluno e também a importância de colaborar com o meio ambiente;
·         Criar debate e pesquisa que mostre as causas da degradação do ambiente como: desmatamento, poluição da água, poluição do ar, desperdício da água, acúmulo de lixo reciclável e não reciclável.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES-    4º ANO
MATEMÁTICA
O Relógio

·         O relógio pode ser trabalhado os números, a hora;
·         Pode ser usado na geometria, como por exemplo: o círculo, a circunferência;
·         O formato dos números se é algarismos romanos etc.
Jogos de Números
·         Poderá ser trabalhado as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
·         A quantidade de alunos envolvidos para se chegar ao cada resultado.
PORTUGUÊS
Violão
·         Através do violão será criada uma música voltada para a preservação do ambiente, e isso irá também valorizar o objeto trazido pelo aluno, e também a descoberta de talentos;
·         A música servirá como texto de interpretação, podendo ser trabalhada a gramática e a capacidade de cada aluno de criar seu texto;
·         Dentro da própria escola os alunos apresentarão peças teatrais, cartazes, espalhando as várias formas que podem ser trabalhadas a preservação do meio ambiente. 

CIÊNCIAS
Horta
·         Observar os compostos naturais necessários para o plantio das hortaliças;
·         Quais as hortaliças que serão plantadas para o consumo;
·         A forma de irrigação das hortaliças, dando importância para o uso ideal da água;
·         Tempo necessário para que as hortaliças sejam consumidas.
HISTÓRIA
·         Podem ser trabalhados todos os objetos da oficina pedagógica, buscando pesquisar como surgiu;
·         Comparar os produtos industrializados com os produtos criados por reciclagem, descobrindo através de pesquisas qual produto foi industrializado primeiro e qual reciclado foi desenvolvido, assim descobrindo os responsáveis pela criação.
ARTE
Relógio
·         Pode ser confeccionado com vários materiais reciclados, onde dará ao relógio formato desejado;
·         Também pode ser construído com várias cores diferentes, pois a natureza e os materiais descartados oferecem tons variados;
·         Valorização do aluno como criador do próprio relógio, abrindo oportunidade para criação de novas idéias.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
·         Observar quais materiais se jogados no meio ambiente acarretará danos;
·         O que devemos fazer para somar na preservação do ambiente onde estamos inseridos;
·         O que devemos fazer para que não haja tanta degradação do meio ambiente, por onde devemos começar para tornarmos seres humanos conscientes com visão de mundo.
 METODOLOGIA
O desenvolvimento do presente estudo terá ênfase na análise qualitativa, visto que esta possibilita a escolha de um problema, estudo e análise de referências selecionadas e a reflexão sobre as informações e dados coletados da realidade, procurando assegurar a flexibilidade nas diferentes etapas propostas e, principalmente, confrontando a prática docente com os pressupostos teóricos que fundamentarão os estudos a serem realizados. A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas, música, reciclagem, jogos, preservação o meio ambiente, atividades interdisciplinares, etc.
ESTRATÉGIA DE AÇÃO
As estratégias de ação que serão utilizadas neste Projeto estão inseridas numa perspectiva de pesquisa-ção, na qual uma capacidade de aprendizagem é associada ao processo de investigação. Para viabilizar a transcrição, o registro e a descrição dos dados obtidos por meio de coleta de dados, das situações de ensino entre professoras e educando, serão construídas Fichas, com o objetivo de elencar competências básicas que as professoras possam apresentar para trabalhar com educando com deficiência intelectual leve, além de registrar atendimentos individualizados e o ensino habilidades essencial a esses educandos, esse instrumento será denominado Fichas de Trabalho.
Local:
O presente Projeto terá como locais, Escolas de natureza pública e privada da cidade Guajará-Mirim. Especificamente, o Projeto de Aula será realizado no Setor da Oficina Pedagógica.
A Escola ao receber esse projeto terá que atender alunos de todas as idades e sem restrição de inclusão de alunos com necessidades especiais, citando assim os com deficiência intelectual, múltiplasdeficiências, crianças com diversas síndromes que comprometem o seu desenvolvimento, crianças com distúrbios de aprendizagens, condutas típicas que já passaram por outras escolas e não se adaptaram.
O professor, direção em conjunto com as equipes técnicas e pedagógicas tem papel central nessa história porque são os principais responsáveis pelo processo ensino – aprendizagem, a escola oferece os seguintes programas: Educação Infantil – 00 a 03 anos e 04 a 06 anos, Ensino Fundamental de 07 a 16 anos e Educação Profissional com alunos acima de 16 anos e oferecerá as seguintes Oficinas: jardinagem e horticultura, reciclagem de materiais coletados em sala e nas residências dos alunos, Oficina de Culinária – cozinha, bordados e construção de objetos da reciclagem, montagem de exposição dos objetos confeccionados, etc.
Oficinas Pedagógicas baseado nas práticas do dia-a-dia dos alunos:
Tem por objetivo trazer para sala de aula questões vivida no dia-a-dia de cada aluno, buscando assim, resgatar valores afetivos onde o aluno mostrará através de seus objetos o que mais marcou. E através da ação de cada aluno o professor poderá observar o que está acarretando a dificuldade no desempenho dos alunos. São oficinas que podem ser desenvolvidas em qualquer disciplina, podendo assim variar os tipos de objetos pessoais que irão ser trabalhadas em sala, valorizando o empenho do aluno e que ao ser assistido terá suas reações como: se sentirá a vontade, às vezes acanhado, mostrará o que mais gosta de fazer, etc.

VALIAÇÃO
No caso particular desse trabalho, a produção materializar-se-á na caracterização de material intitulado Caderno pedagógico. Este material contemplará várias unidades, com abordagem centrada em temas das Oficinas Pedagógicas, contendo textos de fundamentação teórica com as respectivas sugestões de atividades a serem desenvolvidas. O projeto visa contemplar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para atender as dificuldades diagnosticadas pelo professor em seu espaço específico de trabalho- a escola. Será sistematizado as experiências na implementação do Projeto, evidenciando suas positividades, defendendo e fundamentando as idéias, aprofundando temáticas específicas e sugerindo alternativas possíveis visando o aperfeiçoamento.
A avaliação será contínuada afim de que se possa manter a consistência do estudo, bem como o entrosamento dos integrantes do grupo. Para o bom andamento do projeto, em todas as etapas serão observados os resultados e, quando identificados pontos que mereçam readequação, as ações serão discutidas pelos integrantes do grupo e professor PDE, procedendo alterações sempre que necessárias.
META A SER ALCANÇADA
A meta é que, sempre que possível e mesmo com um trabalho diferente, o aluno esteja participando do grupo. A tarefa deve começar tão fácil quanto seja necessário para que ele perceba que consegue executá-la, mas sempre com algum desafio. Depois, pode-se aumentar as regras, o número de participantes e a complexidade. A própria sequência de exercícios parecidos agradáveis já vai ajudá-lo a aumentar de forma considerável a capacidade de se concentrar. A socialização vai torná-lo uma pessoa mais extrovertida, isso facilitará no seu desempenho quando se tratar de se expor diante dos colegas ou até então de dá uma opinião.
RESULTADO
Diante das dificuldades da escola se adequar com as novas propostas de inclusão, onde o profissional tem que está preparado para o acompanhamento do aluno especial, os educadores mostraram-se empenhados na educação. Pois usaram como suporte para a inclusão dos alunos com necessidades especiais, uma técnica que deu certo, que foram as oficinas pedagógicas lá pôde ser observado o melhoramento no desempenho escolar de todos os alunos sem distinção. Em se tratando de Douglas que é o aluno especial intelectual, foi observado que ele se encaixou em todas as oficinas de forma positiva, pois mostrou-se ativo, interessado, melhorou as notas das disciplinas, socializou-se com seus amigos, sentiu-se como um pássaro a voar, foi valorizado pelos professores e alunos pelo seu desempenho, e para a alegria de todos e do próprio Douglas no suas notas no terceiro bimestre já decidia a sua aprovação no final o ano. Esse foi um dos melhores anos de Douglas, no qual ele se sentiu uma pessoa feliz com seus traumas superados, isso viva a ação conjunta escola-família-alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Site Consultado:
C:/ Documents and Setting/ Usuario/Meus documentos/projeto de Intervenção pedagógica na escola- PDE/2009/ sexta-feira,27 de maio de 2011- Vera Lúcia- Alunos com Deficiência Intelectual- Inclusão Social.
Batista, Cristina Abranches Mota. Educação inclusiva : atendimento educacional especializado para a deficiência mental. [2. ed.] / Cristina Abranches Mota Batista, Maria Teresa Egler Mantoan. – Brasília : MEC, SEESP, 2006. Disponível em:

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