domingo, 11 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS(AS): ELIZABETH OLIVEIRA REBOUÇAS, JOSÉ ALBERTO JUSTINIANO DE FREITAS E SARA DE SOUZA RODRIGUES




 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO


INTRODUÇÃO

O presente relatório de estagio supervisionado de observação tem como objetivo relatar as observações realizadas na E.M.E.I.E.F Jesus Perez, observando a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor regente, contrapondo com o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo da disciplina. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.



RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO

Relatório de estágio supervisionado do dia oito de Agosto de dois mil e onze a dezoito de Agosto de dois mil e onze, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Jesus Perez localizada na Avenida Rocha Leal Nº 2214, Bairro Santo Antônio, na área urbana de Guajará-Mirim.
A escola oferece educação infantil de 4 anos a 5 anos ao 5º ano do ensino fundamental, sendo através de series completas. O número de alunos matriculados na escola é de 304, as turmas são formadas com 25 a 30 alunos por sala.
O corpo docente da escola é composto por 12 professores. A equipe administrativa é composta por: Diretora, Secretaria e Supervisora.
A escola atende as comunidades próximas, dos bairros Serraria, Santo Antonio Triângulo, São José e Santa Luzia as séries iniciais do 1º ao 5º ano, sendo em período matutino e vespertino. Ao termino o 5º ano a escola não oferece continuidade ao ensino fundamental, e com isso os pais são responsáveis a buscar vagas em outras escolas que ofereçam ensino fundamental e médio, sendo assim a escola disponibiliza aos pais o histórico escolar e a transferência de seus filhos, para que os mesmo busquem escolas que ofereçam continuidade de seus estudos.
Assistência Alimentar
A merenda escolar é oferecida em dois momentos das 9:00h as 9:30h, merendam os alunos de educação infantil: das 9:20h as 09:45h merendam os alunos do ensino fundamental, no período da tarde das 3:30h às 3:45h merendam educação infantil. Não participamos da merenda, mais observamos que todos os alunos participam, sendo que o cardápio é o mesmo nos dois turnos. Observamos que no turno da manhã ha um maior número de alunos que participam da merenda. O cardápio é programado por nutricionistas, a merenda mais procurada pelos alunos segundo a diretora é a merenda salgada. A merenda é servida no refeitório em pratos plásticos. A merenda Escolar é adquirida com recursos do Governo Federal PNAE-Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Cardápio da semana:
Salada de fruta;
Vatapá com Arroz;
Biscoito com suco;
Mingau de aveia;
Arroz com charque;
Baião com frango.
Biblioteca Escolar
Observamos que a biblioteca esta em fase de organização, mas esta acomoda uma sala de aula e não há um horário fixo para o uso da mesma, o horário depende da necessidade dos alunos. No momento não há controle dos livros de empréstimos domiciliarem por falta de um funcionário com formação. A biblioteca fica a disposição dos professores e alunos com agendamento, vídeos e jogos recreativos.
Sala de Aula
Os alunos começam a chegar à escola a partir das 13:00h, e ficam no pátio e entre 13:25h toca o sino, e todos se reúnem em filas no pátio, e logo após os alunos são orientados pela diretora quanto ao uso do banheiro, e na formação de bons hábitos de higiene, e a importância de todos se alimentarem bem.  A diretora informa também sobre algumas atividades do recreio escolar, e em seguida faz uma oração muito harmoniosa e vão para a sala de aula.
A entrada e a saída dos alunos em sala de aula ocorrem de forma organizada.  A sala de aula não oferece conforto adequado aos alunos, pois possuem apenas dois ventiladores e poucas lâmpadas, as carteiras estavam todas enfileiradas e a minoria dos alunos utiliza uniforme escolar, possui janelas grandes e as carteiras todas organizadas.
O professor em sala de aula tem total controle sobre os alunos, e aparentemente os alunos possuem entre si um bom relacionamento, e o controle de frequência dos alunos é feito no inicio da aula.

O cotidiano da sala de aula
Ao entrar em sala de aula o professor cumprimenta os alunos, e em seguida faz a chamada diária, o professor deu continuidade revisando o conteúdo da aula anterior da disciplina de matemática, entregando aos alunos uma folha de exercício contendo frações, e logo após explicou como deveria ser resolvido às questões dando um tempo de 30 minutos para ser resolvido. Quando todos os alunos haviam terminado, o professor pediu aos alunos que fossem corrigir suas respostas no quadro, em seguida o professor tira as duvidas explicando como deveriam ser resolvidas.
Referente ao aprendizado dos alunos, a maioria resolveram o exercício, o tempo utilizado  para resolver o conteúdo depende do empenho e desenvolvimento dos alunos.
O professor estar sempre atento aos alunos, observando-os e perguntando se todos entenderam o conteúdo ministrado, os alunos que apresentam dificuldades sobre o conteúdo são chamados para aula de reforço no horário inverso. Os alunos são orientados a ter bons hábitos de higiene, a se manter sempre limpos e ao uso do uniforme.
O professor impõe respeito em sala de aula chamado a atenção de seus alunos com firmeza. A metodologia utilizada é a tradicional utilizando poucos recursos didáticos, ou seja, usando apenas o quadro, giz e o caderno.  As avaliações são feitas com prova escrita individual e trabalho em dupla. O professor faz seu planejamento com livros didáticos, dicionário, gravuras e etc.
O professor
O professor é interessado na aprendizagem dos alunos, e compromissado com sua profissão.
Um dos aspectos que mais chamam a atenção sobre o professor, é que ele esta sempre atento e preocupado com a aprendizagem dos alunos. Um bom professor precisa saber respeitar os alunos ser atencioso e ser compromissado com a sua profissão.
Os estudantes
Coleta de dados sobre a classe observada:
Número de alunos na classe: 29
Número de alunos especiais na classe: nenhum
Ano: 5º (quinto ano)
Idade dos alunos: 09 a 13 anos.
Sexo: masculino e feminino
O que fazem fora de aula?
Uns brincam e outros trabalham para ajudar no seu sustento.
Principais interesses dos alunos?
Estão sempre interessados em aprender, e buscar novos conhecimentos.
Por que estão na escola?
Querem ser alguém na vida.
Laboratório de informática
A escola possui laboratório de informática, e o mesmo funciona junto da sala dos professores, na qual é utilizado para pesquisas e atividades escolares, planejadas pelos professores.
Projeto Pedagógico.  PP
A escola é mantida pelo PDE_ Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho.  É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino.
Esta Instituição é mantida pelo recurso federal PDE, PDDE, Mais Educação e pela Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim-RO com o Proafim


RELATÓRIO FINAL
 Estágio Supervisionado I realizado pelos alunos(as) Elizabeth Oliveira Rebouças, José Alberto Justiniano de Freitas e Sara de Souza Rodrigues em uma turma de 5ª ano do turno vespertino da E.M.E.I.E.F.Jesus Perez localizado na Avenida Rocha Leal N° 2214 Bairro: Serraria, iniciamos no dia 08 de agosto de 2011 e terminamos no dia 30 de agosto de 2011. Iniciamos nossas observações fazendo uma entrevista com a diretora da escola.
A diretora é graduada em educação física, pós-graduada em gestão escolar, e sua função na escola gerenciar, organizar, acompanhar, oferecer condições de trabalho para toda a equipe pedagógica, promovendo momentos de distração tanto para os alunos como para os funcionários e acompanhá-los os educando no processo de ensino e aprendizagem.
Vale ressaltar que é clara e notória a boa relação que a diretora da escola mantém com os alunos e os funcionários da mesma, onde está inserida a escola, pois mantém uma relação de aproximação com os alunos, sendo uma referência para o corpo docente na relação educador- educando.
Coordenadora pedagógica: graduada em letras, pós-graduada em psicopedagogia e cursando mestrado.  Sua função é oferecer suporte pedagógico, acompanhar a freqüência dos educando. A escola não possui orientador educacional, tendo somente no centro multidisciplinar com grande parceria e apoio no processo de ensino aprendizagem.
O corpo docente: todos são graduados e pós-graduados. Com função de educar, orientar, conscientizar, informar, inovar e motivar para o processo de ensino e aprendizado. A elaboração dos planos de ensino ocorre anualmente junto com a coordenadora pedagógica, professore e pais de alunos.
O sistema de avaliação ocorre através de observação direta, competência dos alunos dentro e fora de sala de aula e atividades diferenciadas em sala de aula. Já com os alunos especiais a avaliação ocorre através de observação direta e relatório seguido pela coordenadora do ensino especial
O prédio foi construído especialmente para escola com salas de ambiente especiais com laboratório de informática, biblioteca, área livre para recreação e equipamentos áudios-visuais: projetor de slides, impressora, projetor de filmes e computadores. A escola oferece atendimento especializado, assistente social, reuniões com os pais, orientação educacional e associação de pais e mestres, que opinam como deve ser gasto os recursos repassados pelo Governo Federal e Municipal e também no acompanhamento escolar dos seus filhos.




CONCLUSÃO

Esse estágio foi instrumento de aquisição de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Na qual vivenciamos experiências inovadoras, que nos trouxeram a realidade da nossa sociedade, da educação, e do sistema escolar.
Essa vivência contribuiu bastante para nossa formação profissional e pessoal, nos ajudando como desempenhar esse papel.

BIBLIOGRAFIA

Estagio supervisionado nas series Iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: WWW.faisa.com.br/Estagio_series_Iniciais_Ensino_Fundamental.Acessado em: 28/08/2011

16 comentários:

  1. Relatório sucinto, mas que dá uma visão geral das observações realizadas e nos ajuda a ter noção do que seja a realização desta prática como atividade complementar de uma graduação.
    lídia silva

    ResponderExcluir
  2. parabéns, tirou as minhas duvidas...

    ResponderExcluir
  3. Estava com dificuldades de fazer o meu relatório agora clareou as ideias!! Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. adorei estava com dificuldade em como inicar o meu .

    ResponderExcluir
  5. Esclareceu pois tinha muitas dúvidas para iniciar o meu relatório obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou bastante a começar o meu relatório de observação....esclareceu minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. estou no meu primeiro estagio de observação da educação infantil nos anos iniciais de 4 a 5 anos e estou um pouco voando! preciso notificar tudo que ocorrer dentro de sala de aula?

    ResponderExcluir
  8. Gostei tirou algumas dúvidas estou no primeiro estágio com uma turma de 5 ano.

    ResponderExcluir
  9. simples e completo!Adorei PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse relátorio está perfeito...👏👏

    ResponderExcluir